Formação Profissional

Há diversas formatos de treinamento para formação de professores (facilitadores) de “mindfulness”.

Além de nosso Centro (ver Formação Profissional), estão listadas abaixo algumas instituições formadoras, entre diversas possíveis:

www.webmindfulness.com (Web Mindfulness – Centro Ibero-americano de Pesquisa e Formação em Mindfulness para Saúde – criado por Javier Garcia-Campayo e Marcelo Demarzo – Promove um “Máster en Mindfulness” pela Universidade de Zaragoza, Espanha, em parceria com o Centro Mente Aberta – as atividades práticas podem ser realizadas em ambos os Centros)

www.umassmed.edu/cfm (Center for Mindfulness in Medicine, Health Care, and Society – Centro de Práticas, Formação e Estudos da Meditação Mindfulness, Universidade de Massachusetts, EUA – Centro Pioneiro na Aplicação do Mindfulness à Saúde – criado pelo Jon Kabat-Zinn)

www.breathworks-mindfulness.org.uk (Breathworks for Mindfulness – Centro de Práticas e Formação em Mindfulness para Saúde, Manchester, Inglaterra – criado por Vidyamala Burch)

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Manual de boas práticas para profissionais que trabalham com intervenções baseadas em mindfulness[1]

Com o intuito de divulgar e promover “boas práticas” de mindfulness, principalmente em sua utilização como intervenção clínica terapêutica e preventiva, criou-se este manual voltado principalmente aos profissionais da área da saúde, baseado nos parâmetros internacionais de excelência, e nas evidências científicas mais atuais.

Um instrutor/tutor de grupos de mindfulness voltados à saúde deveria ter:

  • Um treinamento em mindfulness voltado para profissionais de saúde, a fim de que:
  1. Tenha familiaridade com os currículos dos cursos de mindfulness voltados à saúde;
  2. Exponha-se de forma profunda às práticas meditativas que constituem a base do referido programa;
  3. Conclua um treinamento profissional aprofundado em mindfulness, e/ou se submeta à supervisão contínua de um treinador habilitado, por pelo menos um ano.
  • Uma formação consistente que permita um conhecimento aprofundado do tema, além do treinamento profissional descrito acima, ou seja:
  1. Ter qualificação profissional na área, ou experiência de vida equivalente, que seja reconhecida pela organização ou contexto no qual a prática de mindfulness será desenvolvida;
  2. Ter conhecimento e experiência terapêutica ou de treinamento com as populações para as quais as práticas de mindfulness serão oferecidas, a não ser nos casos em que o treinamento profissional em mindfulness supracitado inclua também este tipo de conhecimento;
  3. Se utilizar programas de mindfulness com características clínicas específicas, tais com o Mindfulness-Based Cognitive Therapy(MBCT), que se utiliza de conceitos psicológicos mais aprofundados, é necessário ter o conhecimento dos processos clínicos ou psicológicos subjacentes, e prática clínica baseada nas melhores evidências cientificas.

Recomendações para uma boa prática de mindfulness:

  1. Comprometimento com a prática pessoal de mindfulness, (1) através da prática regular diária, tanto de maneira informal, quanto formal; e da (2) participação anual em retiros de desenvolvimento profissional contínuo (DPC), conduzidos por treinadores de mindfulness devidamente habilitados;
  2. Engajamento em outros processos de DPC que contribuam para o aprimoramento da prática clínica de Mindfulness:
  • Manter contato regular com outros instrutores de mindfulness, a fim de trocar experiências e aprender de forma colaborativa e;
  • Ter supervisão regular com um treinador habilitado e com maior experiência clínica em mindfulness, incluindo a possibilidade de discussão de dúvidas, tanto com relação à própria prática pessoal, quanto à prática profissional, como também a possibilidade de receber feedbackperiódico (por meio, por exemplo, de gravações em vídeo, da participação do supervisor nas sessões conduzidas pelo instrutor, ou pela co-facilitação, com feedback recíproco);
  • Ter o compromisso de se desenvolver continuamente como facilitador de mindfulness, por meio de treinamentos avançados, da gravação e reflexão sobre suas próprias sessões, da participação em fóruns e eventos de atualização em mindfulness baseados em evidência científica;
  • Adesão aos princípios éticos que regem a própria profissão e contexto de trabalho.

[1] Adaptado por Viviam Barros, Marcelo Oliveira e Marcelo Demarzo a partir das diretrizes britânicas disponíveis em www.mindfulnessteachersuk.org.uk.